Algumas dicas para o evangelismo pessoal entre os hindus educados
Evangelismo Amizade é geralmente fácil de iniciar com os hindus. A maioria dos Hindus estima religião em geral e são gratuitos e abertos para falar sobre isso. A, interesse nonjudgemental sincero em todos os aspectos da vida indígena dará uma boa base para a amizade. Interação pessoal com os hindus levará a uma mais certa compreensão da essência do hinduísmo do que ler muitos livros.
A vida sempre como Cristo é o fator mais importante em compartilhar o evangelho com os hindus. As sugestões que se seguem devem ajudar a quebrar equívocos, de que há demasiadas, e ajudam a construir um testemunho positivo para Cristo. No entanto, aprender e aplicar esses pontos nunca poderá substituir uma vida transparente de paz e alegria no discipulado de Jesus Cristo.
Não:
- Criticar ou condenar o hinduísmo. Há muito que é bom e muito do que é ruim na prática do cristianismo e hinduísmo. Apontando os piores aspectos do hinduísmo não é a maneira de ganhar amigos ou mostrar o amor. É para o crédito de hindus que raramente retaliar contra os cristãos, apontando todas as nossas práticas vergonhosas e fracassos. Criticando o hinduísmo pode fazer-nos sentir que ganharam um argumento; ele não vai ganhar os hindus a Jesus Cristo.
- Não discuta ou debate sobre os pontos em que devemos discordar com os nossos amigos hindus. A maioria dos Hindus sentar levemente a sua teologia ou filosofia. Deus está acima de nossas definições e debates, eo homem de Deus deve estar acima de divergências humanos. Muitas vezes os pontos são levantados para desviar a conversa de Cristo e suas exigências imperiosas; manter um foco em cima dele e evitar o debate.
- Nunca permita que a sugestão de que a separação da família e / ou a cultura é necessário para se tornar um discípulo de Cristo. Insistir ou mesmo sutilmente incentivar um hindu a deixar sua casa e estilo de vida para se juntar a maneira como "cristão" da vida em termos de dieta e cultura, etc, é uma negação do ensinamento bíblico. (Veja 1 Coríntios 7.:. 17-24)
- Evite todos os que mesmo insinua triunfalismo e orgulho. Nós não somos os maiores as pessoas com maior religião, mas alguns hindus são ensinados que nós pensamos de nós mesmos dessa maneira. Não temos todo o conhecimento de toda a verdade; De fato, sabemos muito pouco (1 Cor 8, 1-2). Não desejamos toda a Índia a tornar-se "cristão". (Pense no que isso significa para um hindu - Índia como os Estados Unidos ou Europa) Mas nós desejamos toda a Índia para encontrar a paz, a alegria ea verdadeira espiritualidade. Tenha cuidado em usar testemunhos de hindus que encontraram Cristo, desde triunfalismo é frequentemente comunicados e ofende hindus. Testemunhos deve ser dada com humildade evidente, e com amor e estima para com o hinduísmo.
- Não fale rapidamente sobre o inferno, ou no fato de que Jesus é o único caminho para a salvação. Hindus ouvir essas coisas como triunfalismo e se ofendem desnecessariamente. Falar do inferno apenas com lágrimas de compaixão. Aponte para Jesus de modo que é óbvio que ele é o único caminho, mas deixar o Hindu ver e concluir isso por si mesmo, ao invés de tentar forçá-lo a ele.
- Nunca apresse. Qualquer pressionando por uma decisão ou de conversão vai fazer um grande dano. Deus deve trabalhar, e do Espírito Santo deve ser dada liberdade para se movimentar no seu próprio ritmo. Mesmo depois de uma profissão de Cristo é feito, não force mudanças rápidas em relação a imagens de deuses, amuletos, etc ser paciente e deixar uma pessoa vir a plena convicção na própria mente é antes de agir.
- Não force as idéias cristãs em passagens das escrituras hindus. Temos de ser escrupulosamente honesto na interpretação das escrituras de todas as religiões, e deve estudar diligentemente o contexto maior de todas as cotações. Há pontos de contato entre abundantes escrituras cristãs e hindus sobre questões temáticas amplas; alegando referências a Cristo quando esta não exista só prejudica a nossa credibilidade.
- Não deve haver nenhum apelo cristão sectário. Denominacionalismo é mortal, e empurrando pequenas doutrinas vai prejudicar o crescimento e ofender os buscadores espirituais.
- Não deve haver nenhuma pretensão ou fingimento. As sugestões apresentadas aqui devem ser honestamente aplicada e totalmente abraçada com o coração. Para tirar essas idéias apenas como uma estratégia de evangelismo, mas ignorá-los no resto da nossa vida e do pensamento, seria um pecado contra Deus e levaria a nada de bom.
Fazer:
- Trabalhar em sua vida os valores de simplicidade, renúncia, espiritualidade e humildade, contra os quais não há lei hindu tradicional (bíblicos e). Uma vida que reflete a realidade de "um imóvel e alma tranquila" (Salmo 131) nunca será desprezado pelos hindus.
- Empatia com os hindus. Apreciar tudo o que é bom, e ser verdadeiramente triste com erro e do pecado (tão triste quanto você é sobre o erro eo pecado no cristianismo). Aprenda a pensar como pensa o Hindu, e sentir como ele se sente.
- Conheça o hinduísmo, e cada Hindu individual. Vai levar algum estudo para obter uma ampla compreensão do hinduísmo, e escuta paciente será obrigado a entender de onde no espectro cada Hindu stands. Tanto o hinduísmo filosófico e devocional deve ser estudado com o objetivo de compreender o que agrada ao coração Hindu. Aqueles que se deslocam para o trabalho a sério cristã entre os hindus precisam se tornar mais experiente no hinduísmo do que os hindus se é. Alguns estudo da língua sânscrita irá provar inestimável.
- Lembre-se o padrão bíblico de Atos 17 da introdução de verdade para o Hindu de sua própria tradição, e apenas secundariamente a partir da Bíblia. Por exemplo, o ensino bíblico sobre o pecado é repulsivo para muitos hindus modernos, mas suas próprias escrituras dar uma abundância de testemunho semelhante. Ponte da escritura hindu com a Bíblia e Cristo.
- Seja rápido para reconhecer o fracasso. Defendendo práticas erradas na igreja eo cristianismo ocidental só indica que estamos mais preocupados com a nossa religião do que somos de verdade.
- Centro em Cristo. Só Ele pode conquistar os corações de total lealdade a si mesmo. Em sua vida e fala assim centro nele que tudo vê em sua vida que só Deus é digno de viver. O hinduísmo é frequentemente chamado de "Deus-intoxicado", eo hindu que vive em todo este estado de espírito é posto fora por ênfases cristãos em tantos detalhes para a negligência do "uma coisa que é necessária" (Lc. 10:42 ).
- Seja rápido para reconhecer mistério e falta de compreensão total. O maior dos pensadores sabemos quase nada sobre Deus, eo Hindu aprecia aqueles que têm um profundo sentido do mistério de Deus e da vida. Não finja que você entende e pode explicar João 1:18, 1 Timóteo 1:17; 06:16, etc, mas apontar um hindu a essas verdades profundas e à nossa necessidade de se curvar diante de Deus e sua palavra.
- Compartilhe seu testemunho, descrevendo a sua experiência pessoal de perdição, perdão e paz da graça de Deus. Não afirmam conhecer a Deus em sua majestade e plenitude, mas compartilhar o que sabe em sua vida e experiência. Esta é a abordagem supremo na apresentação de Cristo para os hindus, mas os cuidados devem ser tomados para que a nossa participação é apropriado. Para gritar em uma esquina, ou compartilhar em todas as oportunidades aparente é ofensivo. O que Deus faz em nossas vidas é santo e privado, apenas para ser compartilhado na intimidade com aqueles que vão respeitar as coisas de Deus e sua obra em nossas vidas.
- Chumbo em oração e adoração, juntamente com o seu amigo hindu. O hinduísmo tem uma grande tradição de profunda espiritualidade, e por isso, é só por meio profundamente espirituais que podemos esperar para trazer os hindus para os pés de Jesus Cristo. Adorem em espírito e verdade e comunhão com Deus em oração abrirá nossos amigos hindus para a riqueza da espiritualidade disponíveis para os seguidores de Cristo. Este é o ambiente mais propício ao trabalho de levar hindus em discipulado de Jesus do Espírito Santo.
Um hindu, que professa a fé em Cristo deve ser ajudado na medida do possível para trabalhar o significado desse compromisso em seu próprio contexto cultural. Muitas vezes, um novo seguidor de Cristo está pronto para adotar toda e qualquer prática de cristãos ocidentais, e precisa ser ensinado o que é essencial eo que é secundário na vida cristã e adoração. Por exemplo, pode-se mostrar que a prática oriental de tirar os sapatos em um lugar de adoração tem forte precedência bíblica apesar do fato de que os sapatos são usados em igrejas ocidentais.
Um novo crente deve ser advertidos contra fazer um anúncio abrupta para a sua família, uma vez que inflige grande sofrimento e inevitável produz profundo mal-entendido. Idealmente, um hindu irá compartilhar cada etapa da peregrinação de Cristo com a sua família, de modo que não há nenhuma surpresa no final. Numa fase inicial da comunicação, sejam reafirmados continuamente, seria a estima sincera pelas tradições indianas / Hindu em geral, que o discípulo de Cristo pode e manter.
Aproximando hindus sobre estas linhas não resulta em conversões rápidas e estatísticas impressionantes. Mas a audiência será adquirida com alguns que se recusaram a ouvir abordagens cristãs tradicionais. E os novos discípulos de Cristo podem ser ensinadas a lidar com mais sensibilidade com seus contextos, permitindo-lhes manter um testemunho contínuo de sua família e da sociedade. Como o fermento do evangelho está autorizado a trabalhar nas mentes hindus e da sociedade, a colheita é certo a seguir no próprio tempo de Deus.
Reproduzido de missões evangélicas Quarterly, de abril de 1994, Box 794, Wheaton, IL 80189
Fonte: Mission Frontiers
Traduzido: Conecte Missões - Ferramenra tradutor Google
0 comentários:
Postar um comentário